A cafeína não é droga, saiba porque.

05/10/2011 15:31

É comum as pessoas usarem a palavra "vício" de forma vaga, principalmente quando lhe apresentamos um produto que contenha cafeína no seu conteúdo, mas, não é bem assim sobre o que por ahi se fala. Diz-se que alguém é viciado em ver televisão, em futebol, em chocolate, em café. Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) não há provas que o uso de cafeína, mesmo que remotamente, possa ser comparado às consequências físicas e sociais das denominadas "drogas de abuso".

A ação da cafeína no nosso organismo

A cafeína pode amenizar os efeitos da adenosina, responsável pelo sono, e age inibindo o sistema límbico, que impulsiona o desejo excessivo de auto-gratificação, responsável pela insatisfação e depressão. Ao agir dessa maneira, diminui o consumo de drogas como nicotina, álcool e mesmo as ilegais.

Esses efeitos podem ser sentidos por pessoas que consomem regularmente até quatro xícaras diárias de café. "Pela manhã, o café ajuda a espantar o sono. Ele é uma bebida diurna e ainda ajuda na concentração", diz o pesquisador da UFRJ e especialista em café, Darcy Lima.

Para quem tem medo e acha que a cafeína vicia, um esclarecimento: isso não é verdade! "O café é uma bebida milenar que começou com os árabes no século VII. Durante muitos anos ele foi visto como uma bebida pagã e apenas em 1607, o papa Clemente VIII a abençoou e fez com que seu consumo crescesse no ocidente. O mito do vício começa na história do café, mas não há pesquisas que indiquem que ele vicia ou que cause incômodos sociais ou psicológicos a ninguém", diz Darcy Lima.

Café previne doenças

A história de que um cafezinho faz bem à saúde é verdadeira. Estudos científicos sugerem que o consumo diário de até seis xícaras pode prevenir o surgimento do diabetes tipo II, devido aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos, ou a seus minerais.

Outra doença que pode ser afastada com o consumo da bebida, é o câncer de cólon e próstata, contrariando suspeitas de que o cafezinho seria cancerígeno. Por conter antioxidantes que melhoram o sistema cardiovascular, também é apontado como um protetor do coração. Apesar de todos os benefícios, ele não pode ser ingerido em excesso.

Algumas pessoas que consomem grandes quantidades de produtos contendo cafeína de forma constante, relatam sintomas temporários como dor de cabeça ou fadiga, que podem durar dois a três dias, mas isso deve ser por consequências de outros fatores.

O café não é apenas composto por cafeína, apesar de esta ser a substância mais associada à bebida, ela é responsável por apenas 2,5% do cafezinho, deixando espaço para diversas outras substâncias. O grão verde contém potásio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, e mais outros 36 elementos.

Contato

Vivendo-melhor (empresário independente)

lenamitidieri@gmail.com

GENTE que cuida de GENTE.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode