Fortaleza os seus ossos e fuja do raquitismo.

28/09/2011 11:12

O consumo de vitamina D, ferro, cálcio e fósforo é fundamental para ese fortalecimento.

Considerada uma doença incurável e silenciosa, por muitos profissionais, o raquitismo, é uma doença metabólica que atinge os nossos ossos quando eles estão em crescimento e é causada pela diminuição da deposição de cálcio, e compromete a qualidade de vida dos pacientes e causa cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil hoje é considerada um problema de saúde pública pela incidiencia cada vez maior. Ele não tem sintomas, afeta principalmente mulheres a partir da menopausa.

A forma adquirida é geralmente ocasionada por carências nutricionais (raquitismo nutricional), devido á falta de Vitamina D. Isso acontece por que quando essa vitamina está em falta no organismo a absorção do cálcio e do fósforo, que são dois componentes importantes do osso, fica prejudicada, essa deficiência pode ocorrer por baixa ingestão da vitamina D, má absorção ou falta de exposição aos raios ultravioletas da luz solar. Ou seja, quem consome pouca quantidade de cálcio que podemos encontrar nas verduras de cor verde escuras pode estar na mira desta doença.

O diagnóstico geralmente é feito baseado em exames laboratoriais e radiológicos, e deve começar a ser investigado após os 30 anos, idade onde a formação de nossos ossos não acontece mais no mesmo ritmo que antes, problema este que após a menopausa tende a se acentuar. 

Como estimular a formação de ossos em casos de carência nutricionais?

Deve ser feita a correção da dieta com uma oferta maior de cálcio, fósforo e vitamina D na alimentação. Além disso, é preciso ter controle da ingestão excessiva de fitatos(componentes encontrados em alimentos ricos em fibras como vegetais e cereais integrais) já que eles diminuem a absorção do cálcio e de zinco pelo organismo.

Temos vários exemplos hoje sobre alguns alimentos que estão sendo descobertos e tem muitos benefícios para aliviar nossos problemas com respeito ao raquitismo uma delas pode ser o amaranto (excelente fonte de cálcio biodisponível) que pode ser consumido com frutas, ou como ingrediente de pães, bolos, sopas entre outros também ajuda a deixar os ossos mais fortes. O amaranto quase não tem sabor e é uma excelente opção para os celíacos, pois não contém glúten, mas que também temos outra opção ainda mais saborosa e que além de cuidar nossos ossos também vai ajudar nos outros sistemas do nosso organismo, este nutriente lhe ajudará a ressolver problemas de raquitismo. 

Fazer atividade física também é maneira de regular esta carência, principalmente atividades que envolvam carga e desafiam a força da gravidade. Andar a pé, subir escadas e usar a bicicleta são opções para quem não tem tempo de frequentar uma academia especial.

Tome sol de forma responsável, pois a maior parte da vitamina D, essencial para o cálcio se fixar nos ossos, é sintetizada na pele sob ação dos raios ultravioletas. 10 minutos por dia nos horários indicados saudáveis já é suficiente. 

Contato

Vivendo-melhor (empresário independente)

lenamitidieri@gmail.com

GENTE que cuida de GENTE.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode