OS RADICAIS LIVRES

08/12/2011 12:17

Antes de mais nada, vamos conhecer a importância das vitaminas e minerais no combate aos radicais livres que trazem danos à nossa saúde e que são decorrentes da prática de exercícios físicos intensos, dentre outros fatores. Para isso, precisamos entender o que são os radicais livres, que tipos de danos estes podem trazer à nossa saúde, e o mais importante, como podemos evitar esses danos.

O corpo humano é composto de diferentes tipos de células. As células, por sua vez, são compostas de diferentes tipos de moléculas. As moléculas consistem em átomos ligados entre si. Esses átomos são formados por núcleos, neutrons, prótons e elétrons.

Aqui o que nos interessa para ser possível o entendimento do artigo, é que uma molécula é estável quando o número de prótons (carga positiva) é igual ao número de elétrons (carga negativa).

Quando por algum motivo a molécula perde elétrons, ocorre um desequilíbrio de cargas, surgindo ali o que chamamos de radical livre, que é uma molécula instável, que necessita roubar elétrons da molécula mais próxima que por sua vez vai fazer o mesmo com outra. Uma vez que esse processo se inicia, ele pode produzir uma enorme reação em cadeia, que finalmente vai resultar na morte da célula.

A formação de radicais livres é um processo normal no nosso organismo. Muitas vezes as células do nosso sistema imunológico criam os radicais livres para combater vírus e bactérias. Normalmente, aproximadamente 95% do oxigênio que respiramos é neutralizado pela cadeia respiratória celular e os 5% restantes são transformados nos radicais livres.

Os problemas aparecem quando a produção de radicais livres é muito grande (além do normal) e/ou não temos antioxidantes disponíveis no nosso organismo.

Contato

Vivendo-melhor (empresário independente)

lenamitidieri@gmail.com

GENTE que cuida de GENTE.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode