Obesidade, segunda causa evitável de mortes precoses atrás do tabaco.

20/10/2011 17:26

Fonte: El Mundo.

Sabe-se que o cigarro é o responsável direto ou indireto de várias enfermidades de podem surgir desde bronquite crônica até o câncer de pulmão, sendo a principal causa evitável de mortes em todo o mundo, Assim, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) se continuarem os atuais níveis de consumo, o tabaco mataria a oito milhões de pessoas em 2030. Mas e aquelas pessoas que não fumam?

Segundo um estudo que publicou a British Medical Journal (BMJ) aquelas mulheres que nunca fumaram na vida, mas sofrem com problemas de sobrepeso e pertencem aos grupos sociais de ingresos baixos estão propensas a desenvolver enfermidades cardiovasculares e também podem chegar a morrer precosemente.

"Ainda que o tabagismo seja claramente responsável de um taxa de mortalidade muito alta, a obesidade também é um fator importante que contribui à morte precose, explica o doutor Laurence Gruer, diretor do estudo.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores seguiram durante 28 anos casos de 3600 mulheres escocesas que nunca haviam fumado, todas elas tinham entre 45 a 64 anos, pelo que muitas faleceram durante o proceso do estudo. A metade das que morreram (916 mulheres, o que representa um 51%) padeceram por enfemidades cardiovasculares e de má circulação e 21% padeceram por diferentes tipos de câncer.

Os resultados mostraram que as mulheres de classes sociais baixas arem mais propensas a ter graves problemas de sobrepeso e se encontravam emtre o primeiro grupo de mortes, enquanto faleciam menos por câncer.

Contato

Vivendo-melhor (empresário independente)

lenamitidieri@gmail.com

GENTE que cuida de GENTE.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode