A Ribose é um hidrato de carbono que se encontra em todos os organismos vivos - propicia a produção de ATP.
Este açúcar de cinco átomos de carbono encontra-se essencialmente presente no ácido ribonucleico, mas também em moléculas importantes como o ATP (adenosina trifosfato) e em todos os nucleótidos.
Desempenha um papel especial na regulação da síntese da energia. A maioria dos tecidos do organismo, incluindo o coração, não conseguem produzir Ribose de forma suficientemente rápida para repor níveis de energia quando estes estão gravemente reduzidos.
Em estudos realizados com atletas saudáveis ou com indivíduos que sofreram lesões do músculo cardíaco verificou-se que o fornecimento de Ribose às células musculares fatigadas repõe rapidamente os níveis normais de ATP. Ao ajudar a repor rapidamente as reservas de energia esgotadas, a Ribose poderia ser benéfica em particular para indivíduos com problemas cardíacos ou outros, caracterizados por uma perturbação na produção de energia.
O exercício físico de intensidade acentuada, uma isquémia muscular ou uma hipoxia localizada submergem os mecanismos de renovação da energia celular. Daí resulta um desequilíbrio entre a procura e a oferta de energia, que conduz a toda uma cadeia de reacções que levam a uma queda da energia celular e, seguidamente, a todo um leque de problemas fisiológicos, incluindo rigidez muscular, dores, fragilidade, danos celulares e diminuição dos níveis de síntese das proteínas. A Ribose permite preservar a carga energética celular e reduzir as consequências fisiológicas de uma escassez de energia celular.
Vivendo-melhor (empresário independente)
GENTE que cuida de GENTE.