VAMOS NÓS TAMBÉM DAR MAIS UM PUXÃO.

13/10/2011 13:49

No capítulo “Emagrecer” do livro “Saúde — A hora é Agora" , a médica endocrinologista Maria Teresa Zanella, professora titular de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Unifesp, recomenda: toda criança, desde pequena, deve ser estimulada à prática da atividade física e à alimentação saudável para prevenir a obesidade. Muitos médicos que cuidam principalmente de crianças portadoras de doenças por consequência da obesidade, desistem em mudar a cabeça dos pais em relação a manter uma alimentação saudável, pois acontece que vem da parte deles que os filhos hoje estejam doentes.

Basta um giro num domingo, passeios pelos shopping's ou outro lugar onde passamos nosso dia de folga e talvez lhe dê razão. Em parques, por exemplo, quantas crianças bem pequenininhas você encontra tomando refrigerante na mamadeira? Em churrascarias, quantas pulam as saladas e vão direto para frituras, como batata ou cebola frita? Em redes de fast-food, quantas estão se empapuçando com hambúrgueres em vez de almoçar? isto pessoalmente- Lena Mitidieri, me deixou muito preocupada porque vejo crianças comendo besteiras nas refeições principais, e muitas mães por sinal, comendo saladas para manter o corpinho.

As crianças não aprenderam esses maus hábitos alimentares sozinhas. Foram acostumadas pelos pais, que costumam dizer: “É melhor comerem isso do que nada”. O cardápio das crianças, aliás, é organizado de acordo com o que os adultos acham que elas gostam. Só que muitas vezes os adultos não se dão conta de que foram eles que criaram esses gostos nas crianças. E são justamente essas preferências que elas transmitirão para os amigos, os irmãos e, no futuro, para os seus filhos.

Quando eu estou trabalhando e não posso almoçar com a minha família, o meu esposo me conta que muitas pessoas se asustam com o que nossa filha coloca no prato num restaurante, primeiro a salada e depois a refeição (arroz integral, feijão, legumes...) isso me deixou muito tranquila de saber que já iniciei algo muito bom na vida de uma pessoa saudável.

Sentiu o puxão de orelha? Para alguns médicos que cuidam mesmo da saúde, o caminho é trabalhar a base. “Nas cantinas escolares, deveria ser proibido junk food [como coxinha, empadinha, pastel, cachorro-quente, hambúrguer, batata frita]”, defendem. “Ou as crianças mudam os pais, ou isso nunca vai mudar.”

Em algumas escolas já podemos observar o grande passo: ali não se vendem salgadinhos e nem refrigerantes. Tomara que a tendência se propague. “Seria interessante também que, na medida do possível, as escolas ensinassem as crianças a cozinhar e preparar pelo menos pratos rápidos e saudáveis, e com isso conhecer o que realmente é alimento, e o que eles fazem no nosso organismo, a importância deles no nosso dia a dia".

O puxão de orelha ainda dói? Então procure ter uma alimentação saudável e exercitar-se regularmente. É um ótimo começo. Terá mais moral para sugerir ao seu filho que não fique o dia inteiro jogando videogame ou assistindo tv com programinha bobos que ensinam na sua propaganda o consumo de alimentos fuleros. Ou coma uma fruta, em vez de simplesmente abrir um pacote de biscoitos ou de snacks, quando bate a fome fora de hora. Dessa forma, vai ajudá-lo a construir hábitos de vida saudáveis e a evitar a obesidade e outros problemas de saúde no futuro. De quebra, vai parar de falar com as paredes.

Contato

Vivendo-melhor (empresário independente)

lenamitidieri@gmail.com

GENTE que cuida de GENTE.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode